Quem é o planejador financeiro?
Por Alfredo Vidiri - 17/03/2021 03:27
Fonte: Elaboração Própria

Quanto devo poupar para minha aposentadoria? Como investir o meu dinheiro? Como me planejar para mudar de casa? Quanto devo poupar para a festa de casamento? Alugar ou comprar um imóvel? A expansão do meu negócio é viável?

Você provavelmente já se fez alguma dessas perguntas, mas quem seria capaz de te responder? Assim nasce a figura do Planejador Financeiro. Conforme a Planejar - Associação Brasileira de Planejadores Financeiros -, ao criar suas recomendações e planos, os planejadores financeiros podem revisar todos os aspectos relevantes da situação de vida de um cliente, incluindo inter-relações entre objetivos frequentemente conflitantes.

Gerenciar finanças pode ser estressante, mesmo para as pessoas mais experientes, os planejadores financeiros são profissionais que auxiliam neste processo.

Fonte: Valor Econômico

A profissão de planejador financeiro é algo novo no Brasil, com várias frentes de atuação e possibilidade de crescimento profissional. Em lugares como os Estados Unidos, por exemplo, tem aproximadamente 90 mil planejadores financeiros, conforme a CFP Board.

Os planejadores financeiros atuam em diversas frentes do mercado, desde consultoria de investimento, family offices, bancos e demais instituições financeiras.


Fonte: Info Money

Tentar explicar a pobreza no país com base no controle financeiro, ilustra uma desconexão com a realidade ou incapacidade de interpretar o Brasil. O fato das pessoas deixarem de poupar, não é irresponsabilidade com o planejamento do futuro, mas incapacidade de sustentar a situação presente.

Considerando população que recebe acima de três salários mínimos, em pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais, apontam que o controle financeiro não é uma tarefa que atrai os brasileiros. Seis em cada dez brasileiros (58%) admitem que não dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira, e 17% dos consumidores precisam usar cartão de crédito e cheque especial para conseguir pagar as contas do mês. Suscitando, ainda mais, o trabalho do planejador financeiro.


Fonte: Band News
Na prática como funciona o serviço?

A imagem abaixo apresenta o trabalho do planejador financeiro em 6 etapas.

Fonte: Planejar

1 – Estabelecer e definir o relacionamento com o cliente:

O planejador financeiro informa o cliente sobre o procedimento, os serviços que o profissional de planejamento financeiro oferece, quais são suas competências e experiência profissional.

O planejador financeiro e o cliente determinam se os serviços oferecidos e suas competências atendem as necessidades deste. Isto feito, as duas partes concordam com os serviços a serem prestados.

Mediante um contrato fomal, o planejador financeiro descreve, por escrito, o escopo do trabalho antes que qualquer planejamento financeiro seja elaborado, incluindo detalhes sobre as responsabilidades de cada parte (incluindo terceiros), os termos do trabalho; e possíveis conflitos de interesse.


2 – Coletar as informações do cliente:

O profissional de planejamento financeiro e o cliente identificam os objetivos, necessidades e prioridades pessoais e financeiras do cliente que são relevantes para o trabalho antes de fazer e/ou implementar quaisquer recomendações.


3- Analisar e avaliar a situação financeira do cliente:

O planejador financeiro analisa as informações do cliente, sujeitas ao escopo do trabalho, para entender a sua situação financeira. Avalia os pontos fortes e fracos da situação financeira atual do cliente e os compara aos objetivos, necessidades e prioridades do cliente.


4- Desenvolver as recomendações de planejamento financeiro:

O planejador financeiro considera uma ou mais estratégias relevantes que possam atender razoavelmente aos objetivos, necessidades e prioridades do cliente. Apresenta as recomendações de planejamento financeiro e a justificativa de suporte, que permite o cliente tomar a melhor decisão.


5- Implementar as recomendações de planejamento financeiro:

O planejador financeiro e o cliente concordam com responsabilidades de implementação condizentes com o trabalho, assim o profissional identifica e apresenta produtos e serviços apropriados, consistentes com as recomendações de planejamento financeiro aceitas pelo cliente.


6- Revisar a situação do cliente:

O planejador financeiro e o cliente definem e concordam mutuamente com os termos para revisar e reavaliar a situação, incluindo metas, perfil de risco, estilo de vida e outras mudanças relevantes.


Seja Sapiens

A Sapiens é uma empresa de consultoria de investimentos que realiza o trabalho de planejamento financeiro para as pessoas e fornece uma estrutura para que você possa escalar o seu negócio.

Conquiste sua independência profissional e transforme o seu futuro em um lugar extraordinário.

Entre em contato conosco e seja um planejador financeiro parceiro da Sapiens.


Categorias
Carteira de Ações (0) Finanças (9) Investimentos (11) Economia (6) Carta Mensal (9)

Conheça nosso glossário!

Tire sua dúvida com palavras e termos utilizados no mundo do investimento.

Acessar glossário >

O conteúdo do Blog Sapiens não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/18, tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas no Blog Sapiens foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A Sapiens Consultoria de Investimentos LTDA (“Sapiens”), inscrita no CNPJ: 40.904.853/0001-72, não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. O conteúdo do Blog Sapiens também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As informações de terceiros disponibilizadas no Blog Sapiens não refletem a opinião da Sapiens, de modo que ela não se responsabiliza pela veracidade, exatidão e correção das informações. Os instrumentos financeiros discutidos no Blog Sapiens podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Recomenda-se uma profunda análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra/venda/aplicação/resgate. É expressamente recomendada a leitura do Regulamento, prospecto, edital e demais materiais de divulgação antes da decisão de investimento, com especial atenção aos fatores de risco. A Sapiens não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. O Blog Sapiens é destinado a rede de relacionamento da Sapiens. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Sapiens. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.sapiens.com.br.