Quanto devo poupar para minha aposentadoria? Como investir o meu dinheiro? Como me planejar para mudar de casa? Quanto devo poupar para a festa de casamento? Alugar ou comprar um imóvel? A expansão do meu negócio é viável?
Você provavelmente já se fez alguma dessas perguntas, mas quem seria capaz de te responder? Assim nasce a figura do Planejador Financeiro. Conforme a Planejar - Associação Brasileira de Planejadores Financeiros -, ao criar suas recomendações e planos, os planejadores financeiros podem revisar todos os aspectos relevantes da situação de vida de um cliente, incluindo inter-relações entre objetivos frequentemente conflitantes.
Gerenciar finanças pode ser estressante, mesmo para as pessoas mais experientes, os planejadores financeiros são profissionais que auxiliam neste processo.
A profissão de planejador financeiro é algo novo no Brasil, com várias frentes de atuação e possibilidade de crescimento profissional. Em lugares como os Estados Unidos, por exemplo, tem aproximadamente 90 mil planejadores financeiros, conforme a CFP Board.
Os planejadores financeiros atuam em diversas frentes do mercado, desde consultoria de investimento, family offices, bancos e demais instituições financeiras.
Tentar explicar a pobreza no país com base no controle financeiro, ilustra uma desconexão com a realidade ou incapacidade de interpretar o Brasil. O fato das pessoas deixarem de poupar, não é irresponsabilidade com o planejamento do futuro, mas incapacidade de sustentar a situação presente.
Considerando população que recebe acima de três salários mínimos, em pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais, apontam que o controle financeiro não é uma tarefa que atrai os brasileiros. Seis em cada dez brasileiros (58%) admitem que não dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira, e 17% dos consumidores precisam usar cartão de crédito e cheque especial para conseguir pagar as contas do mês. Suscitando, ainda mais, o trabalho do planejador financeiro.
A imagem abaixo apresenta o trabalho do planejador financeiro em 6 etapas.
1 – Estabelecer e definir o relacionamento com o cliente:
O planejador financeiro informa o cliente sobre o procedimento, os serviços que o profissional de planejamento financeiro oferece, quais são suas competências e experiência profissional.
O planejador financeiro e o cliente determinam se os serviços oferecidos e suas competências atendem as necessidades deste. Isto feito, as duas partes concordam com os serviços a serem prestados.
Mediante um contrato fomal, o planejador financeiro descreve, por escrito, o escopo do trabalho antes que qualquer planejamento financeiro seja elaborado, incluindo detalhes sobre as responsabilidades de cada parte (incluindo terceiros), os termos do trabalho; e possíveis conflitos de interesse.
2 – Coletar as informações do cliente:
O profissional de planejamento financeiro e o cliente identificam os objetivos, necessidades e prioridades pessoais e financeiras do cliente que são relevantes para o trabalho antes de fazer e/ou implementar quaisquer recomendações.
3- Analisar e avaliar a situação financeira do cliente:
O planejador financeiro analisa as informações do cliente, sujeitas ao escopo do trabalho, para entender a sua situação financeira. Avalia os pontos fortes e fracos da situação financeira atual do cliente e os compara aos objetivos, necessidades e prioridades do cliente.
4- Desenvolver as recomendações de planejamento financeiro:
O planejador financeiro considera uma ou mais estratégias relevantes que possam atender razoavelmente aos objetivos, necessidades e prioridades do cliente. Apresenta as recomendações de planejamento financeiro e a justificativa de suporte, que permite o cliente tomar a melhor decisão.
5- Implementar as recomendações de planejamento financeiro:
O planejador financeiro e o cliente concordam com responsabilidades de implementação condizentes com o trabalho, assim o profissional identifica e apresenta produtos e serviços apropriados, consistentes com as recomendações de planejamento financeiro aceitas pelo cliente.
6- Revisar a situação do cliente:
O planejador financeiro e o cliente definem e concordam mutuamente com os termos para revisar e reavaliar a situação, incluindo metas, perfil de risco, estilo de vida e outras mudanças relevantes.
A Sapiens é uma empresa de consultoria de investimentos que realiza o trabalho de planejamento financeiro para as pessoas e fornece uma estrutura para que você possa escalar o seu negócio.
Conquiste sua independência profissional e transforme o seu futuro em um lugar extraordinário.
Entre em contato conosco e seja um planejador financeiro parceiro da Sapiens.
Conheça nosso glossário!
Tire sua dúvida com palavras e termos utilizados no mundo do investimento.
Acessar glossário >