Falta pouco mais de uma semana para os norte-americanos escolherem entre um novo presidente para os Estados Unidos, o democrata Joe Biden, ou a manutenção do republicano Donald Trump na Casa Branca. O resultado é mundialmente aguardado, por se tratar da maior economia global, principalmente no campo dos investimentos, lugar onde a incerteza é malquista.
Toda eleição traz consigo a possíveis mudanças e nessa não é diferente. O tom e a pauta econômica apresentada pelos candidatos são diametralmente opostos. Para o candidato republicano (Trump) , o protecionismo da economia e da manutenção dos tributos em patamares baixos para empresas e famílias fazem parte de sua agenda. O lado democrata (Biden) adota tom mais suave nas relações econômicas e aumento dos tributos e políticas mais assistencialistas.
Acreditamos que existem quatro fundamentos que o investidor pessoa física poderá adotar.
1 -Não entre em pânico, mire o longo prazo.
Reconhecer os riscos associados a um resultado eleitoral confuso é prudente, mas, neste momento, abstração é o mais indicado. Lembre-se que qualquer planejamento patrimonial baseado em metas deve ser projetado para a perpetuidade.
Na Sapiens, construímos carteiras para investidores de longo prazo, diversificação entre classes de ativos e ajustes táticos fazem parte do nosso DNA.
Ficar investido, mesmo durante crises de volatilidade, é crucial para o sucesso a longo prazo. De acordo com o estudo da JP Morgan, nos últimos 20 anos, seis dos 10 melhores dias de retorno para o S&P 500 (Índice do mercado de ações americano) ocorreram em apenas 15 dias após os 10 piores dias de retorno S&P 500. Portanto, um investidor emocionalmente instável em cenários caóticos, ao vender os ativos, desmontar posições perderia os 10 melhores dias do mercado. Em consequência o retorno total anualizado médio sobre o investimento caiu para 2,4%, contra 6,4% se o investidor não tomasse nenhuma atitude.
2 - Considere estratégias de hedge para proteção.
Usar um guarda-chuva em um dia de tempestade não evita que se molhe, porém o mantém em uma condição melhor do que se aventurasse na chuva sem um. As estratégias de hedge podem ser como um guarda-chuva, quando os mercados se tornam voláteis elas podem compensar o impacto das perdas.
Dado que as expectativas de um resultado eleitoral incerto atraíram a atenção do público, os investidores que buscam se proteger contra a volatilidade, normalmente, adicionam ao portfólio metais e “moedas fortes”, de países desenvolvidos.
3 –Liquidez para aproveitar oportunidades.
Após ter superado o impacto econômico de maior gravidade causado pela COVID-19, a dinâmica econômica dos EUA demonstra forte retomada. Neste cenário, os investidores podem encontrar boas oportunidades de compra em consequência da volatilidade gerada pós eleição.
Ações e fundos imobiliários, popularmente conhecidos como ativos de renda variável, tem como característica a oscilação de seu preço conforme as forças de compra e venda sobre o mercado. Eventos de efeito macroeconômicos normalmente geram maiores margens entre o valor intrínseco do ativo e seu preço de mercado, uma espécie de promoção relâmpago.
4 – Rebalanceamento, novo almoço grátis.
Conforme Andrew Ang, economista e chefe de estratégias de Factor Investing na BlackRock, a diversificação de portfólios abandonou o posto de “almoço grátis do mercado financeiro”. A diversificação estratégica de portfólios não é o bastante, um portfólio para qualquer cenário exige uma gestão ativa sobre os fatores de investimento. Portanto, após o resultado da eleição, o portfólio dos investidores pode tomar diferentes configurações tanto em proporção quanto em classe de ativos.
Entre em contato com a nossa equipe para ouvir mais sobre ações específicas que você pode tomar hoje para os seus investimentos.
Se você for novo na Sapiens, preencha as informações na caixa Entre em contato o para saber como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos financeiros, e entraremos em contato.
Sobre o Autor:
Alfredo Vidiri
Sócio-fundador da Sapiens Consultoria de Investimentos
Analista e Consultor de Valores Mobiliários CVM
Conheça nosso glossário!
Tire sua dúvida com palavras e termos utilizados no mundo do investimento.
Acessar glossário >